Um acordo firmado entre órgãos públicos e instituições privadas definiu um conjunto de medidas para melhorar a segurança viária nas rodovias BR-040 e BR-356, trechos com alto fluxo de veículos e histórico de acidentes em Minas Gerais.
A decisão foi tomada após reunião conduzida pela Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais e pelo Ministério Público de Minas Gerais, com a participação de 22 instituições, incluindo órgãos públicos, concessionária e mineradoras.
Entre as principais medidas está o uso compartilhado da estrada Pico–Fábrica, entre Itabirito e Congonhas, o que deve retirar milhares de caminhões de minério por ano das rodovias. Também foi acordada a antecipação de obras previstas na concessão da BR-040, como novo acesso a Moeda, duplicações e melhorias em pontos críticos, como a curva da Celinha.
O acordo prevê ainda estudos para implantação de terceira faixa para veículos leves, adesão ao Plano Mínimo de Segurança Viária pelas mineradoras, controle eletrônico de velocidade, treinamento de motoristas e instalação de balança de pesagem em movimento na BR-040.
